Não exagere na hora de presentear seus filhos.
O Dia das Crianças está chegando e as crianças esperam ansiosamente a data. Por isso, os familiares vão especulando com os pequenos o que eles gostariam de ganhar, sempre levando o que poderá ser investido no brinquedo. É excelente poder presenteá-las com o que querem, no entanto, é preciso um pouco de planejamento para que, o que era para ser curtição, não se transforme em preocupação ao longo dos meses.
Assim, programação é fundamental. Saber com antecedência o que as crianças desejam, pesquisar preço, ver se o produto cabe no orçamento sem comprometê-lo e pesquisar outras opções fazem parte do passo a passo a ser seguido pelos pais.
O educador financeiro e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, explica que muitas pessoas não se preparam para datas comemorativas como esta e se veem em um impasse, comprando algo que terão de pagar em muitas parcelas ou ainda não podendo comprar nada.
Para resolver, é preciso praticar a educação financeira. Reunir a família no fim ou início de todo ano e buscar prever os gastos certos dos próximos meses, preparando-se financeiramente para eles é uma solução simples e prática. O especialista afirma que pode ser trabalhoso, mas, no final das contas, vale a pena conseguir realizar todos os objetivos, sem que isso traga endividamento inconsciente, podendo levar à inadimplência.
Toda a família
Ao fazer esse planejamento, é possível inserir as crianças no processo de educação financeira, ensinando-as que nem sempre poderão ter tudo o que querem e que o dinheiro tem seu valor. Assim, é possível juntar a quantia ao longo dos meses, para que possa pagar à vista e com desconto.
Antes de ir às compras, pesquise em, pelo menos, três lugares diferentes (lojas física e on-line). Dependendo do produto ou serviço, a diferença de preço pode ser considerável. Caso não tenha se planejado para esse Dia das Crianças, lembre-se de respeitar o padrão de vida, veja as opções de presentes, saiba os preços e analise bem seu orçamento financeiro, para ver se é possível. (ACM)
Fonte: http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1335287/prepare-se-para-o-dia-das-criancas