O prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda 2018 termina na próxima segunda-feira (30), às 23h59. Para facilitar a elaboração da sua declaração nessa reta final, veja aqui o significado dos principais campos do seu Informe de Rendimentos.
Reunimos também as principais perguntas recebidas na nossa Central de Relacionamento. Confira a seguir:
1. No informe de rendimento em que campo consta os valores das contribuições relativas à Equacionamento do Déficit/ Contribuição Economus e Taxa Administrativa?
R: O total de contribuições efetuadas para a Previdência Privada Economus descontadas nos rendimentos está citado no campo 3.3 do Informe.
2. Como é feito o cálculo sobre o 13º demonstrado no Informe?
R: O Abono Anual (13º) disponível no Informe é calculado considerando o salário do participante subtraindo suas deduções, tais como Parcela Isenta por Idade (se houver), contribuições previdenciárias, dependentes. Portanto, o valor demonstrado é líquido, e não o bruto recebido pelo participante.
3. Existe um Informe de Rendimento para cada benefício?
R: Os participantes que receberam mais de um benefício pago sob o mesmo CNPJ (SEFAZ, BB ou Economus) terá apenas um Informe de Rendimentos com a somatória dos valores pagos. Isto é, para quem recebe benefício BD e PrevMais, é gerado um único informe de rendimentos com a somatória de todos os benefícios recebidos no ano calendário de 2017.
4. Qual é a tabela a ser aplicada para o cálculo do imposto sobre a renda na Declaração de Ajuste Anual do exercício de 2018, ano-calendário de 2017?
R: Essa tabela está disponível no site da Receita Federal.
5. Onde inserir a declaração da assistência médica?
R: No formulário eletrônico da Receita Federal (programa IRPF2018 – Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País), menu “Pagamentos Efetuados”, Código 26 – Planos de Saúde no Brasil.
6. Por que o Regressivo é incluso no item 5, campo 3 e não há como restituir esse valor?
R: Porque o Regime de Tributação Regressivo é de tributação exclusiva/definitiva na fonte, assim como o 13º salario/abono anual, e não há como restituir.
7. Como é feito o cálculo dos valores apurados conforme a IN 1343?
R: O valor de isenção de Imposto de Renda determinado pela Instrução Normativa 1.343 da RFB é calculado com base nas contribuições efetuadas pelos participantes entre 1989 a 1995. Assim, no ato da concessão dos benefícios de Aposentadoria por Tempo de Contribuição ou Idade, os Participantes têm este saldo acumulado deduzido da base calculo de seu benefício até o seu exaurimento.
8. Onde é informado o valor com referência a parcela isenta por idade?
R: O valor referente à parcela isenta por idade é demonstrado no quadro 4.1.
9. Sou ativo, o Economus me disponibilizará o Informe de Rendimento?
R: O Economus não disponibilizará Informe de Rendimentos de ativos, conforme publicado no site em 28/02/2018:
“Os participantes ativos que efetuaram contribuições para os planos de previdência complementar e de saúde do Economus em 2017, tiveram o desconto via folha de pagamento da patrocinadora”. Neste caso, deverão utilizar o Comprovante de Rendimentos disponibilizado pela própria patrocinadora, que é seu empregador e responsável por fornecer tais informações”.
10. Onde constam os pagamentos realizados para participantes com moléstia grave?
R: Os valores referentes à moléstia grave estão presentes no quadro 4 Rendimentos isentos e não tributáveis, na linha 3 – moléstia grave.
Mais informações sobre o tema podem ser obtidas nesta notícia ou na nossa Central de Relacionamento 0800 014 7000.