Em março, o Economus realizou sua Pesquisa Anual de Satisfação com Beneficiários dos Planos de Saúde 2024 (ano-base 2023), e os resultados demonstraram que o Instituto tem 80% de avaliação positiva.
A pesquisa foi conduzida de 09 a 27/03/2024 pela empresa independente Collecta, que ouviu 370 beneficiários dos planos de saúde administrados pelo Economus, por telefone.
O estudo possui nível de confiança de 95%, com margem de erro máxima de 5%. O método utilizado foi o de amostragem, feito com beneficiários maiores de 18 anos, escolhidos aleatoriamente entre as diferentes regiões de atendimento.
Três vertentes foram analisadas na pesquisa:
- Atenção à saúde: indica se o beneficiário da operadora conseguiu obter os cuidados necessários (consultas, exames ou tratamentos) por meio do plano e como foi esse atendimento na rede credenciada;
- Canais de atendimento da operadora;
- Avaliação geral do plano de saúde.
A pesquisa integra o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, e busca avaliar o desempenho dessas operadoras, e permite, ainda, que os beneficiários opinem sobre a qualidade dos serviços prestados. Com isso, é possível obter análise de cenário e de possíveis melhorias.
Veja abaixo os principais resultados:
- Nos últimos 12 meses, como o (a) Sr. (a) avalia toda a atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimentos em Hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)?
- Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) acessou seu plano de saúde (exemplos de acesso: SAC – serviço de apoio ao cliente, presencial, aplicativo de celular, sítio institucional da operadora na internet ou por meio eletrônico) como o (a) Sr.(a) avalia seu atendimento, considerando o acesso às informações de que precisava?
- Como o (a) Sr. (a) avalia seu plano de saúde?
Veja o estudo na íntegra clicando aqui.
Disponibilizamos também os seguintes documentos referentes à aplicação da “Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde”:
– Relatório de auditoria independente: acesse aqui.
– Parecer de auditoria independente: acesse aqui.