O Economus realizou, entre os dias 20 e 23 de março de 2018, a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, com a finalidade de mensurar o grau de satisfação com o serviço prestado pelo Instituto na assistência à saúde, tendo 2017 como ano-base.
A pesquisa faz parte do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e é dividida em três blocos de questões: Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. Para execução da pesquisa, foi contratado o Grupo Datacenso, empresa com 23 anos de experiência neste segmento.
O estudo, cujo questionário é estabelecido pela própria ANS, foi realizado por meio de entrevistas via telefone, junto a 385 beneficiários dos planos de saúde divididos por todo o estado de São Paulo, considerando o público de funcionários da ativa, aposentados, pensionistas e familiares.
Abaixo, apresentamos um resumo simplificado do estudo. O relatório completo da pesquisa com detalhes sobre a metodologia e dados da amostra pode ser conferido neste link. A pesquisa também foi verificada por uma auditoria independente, veja o Relatório e o Parecer dos auditores.