Os resultados da Pesquisa Anual de Satisfação com Beneficiários dos Planos de Saúde 2023, ano-base 2022, demonstraram que o Economus tem 85,8% de avaliação positiva.
Realizado pela empresa independente Colectta, o levantamento ouviu, por telefone, entre os dias 08/02/2023 e 18/02/2023, 331 beneficiários dos planos de saúde administrados pelo Economus.
A pesquisa integra o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que busca avaliar o desempenho das operadoras de planos de saúde. O levantamento reúne a opinião dos beneficiários sobre a qualidade dos serviços prestados, possibilitando análise e melhoria por parte das operadoras.
O estudo possui nível de confiança de 93,2%, com margem de erro máxima de 5%. O método utilizado foi o de amostragem, feito com beneficiários maiores de 18 anos, escolhidos aleatoriamente entre as diferentes regiões de atendimento.
A pesquisa analisou três vertentes:
- Atenção à saúde, que indica se o beneficiário da operadora conseguiu obter os cuidados necessários (consultas, exames ou tratamentos) por meio do plano e como foi esse atendimento na rede credenciada;
- Canais de atendimento da operadora; e
- Avaliação geral do plano de saúde.
Veja abaixo os principais resultados:
1. Nos últimos 12 meses, como o (a) Sr. (a) avalia toda a atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimentos em Hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)?
Proporção calculada excluindo os beneficiários que responderam “Nos 12 últimos meses não recebi atenção em saúde” e “Não sei/Não Lembro”.
2. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) acessou seu plano de saúde (exemplos de acesso: SAC – serviço de apoio ao cliente, presencial, aplicativo de celular, sítio institucional da operadora na internet ou por meio eletrônico) como o (a) Sr.(a) avalia seu atendimento, considerando o acesso às informações de que precisava?
Proporção calculada excluindo os beneficiários que responderam “Nos 12 últimos meses não recebi atenção em saúde” e “Não sei/Não Lembro”.
3. Como o (a) Sr. (a) avalia seu plano de saúde?
Proporção calculada excluindo os beneficiários que responderam “Nos 12 últimos meses não recebi atenção em saúde” e “Não sei/Não Lembro”.
Veja o estudo na íntegra clicando aqui.
Disponibilizamos também os seguintes documentos referentes à aplicação da “Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde”:
– Relatório de auditoria independente: acesse aqui;
– Parecer de auditoria independente: acesse aqui.