Informações completas no pedido médico agilizam a liberação
Conforme temos divulgado, a Agência Nacional de Saúde – ANS estabelece prazos limites para que as operadoras deem retorno sobre os pedidos de autorização para procedimentos médicos. Eles variam em até 21 dias úteis e você pode conferir o tempo previsto para cada solicitação em nosso Portal (clique aqui).
Esses prazos se aplicam, principalmente, para procedimentos e exames de média e alta complexidade, pois é necessário que o pedido passe por uma regulação médica para garantir a segurança de todo o processo aos beneficiários e prestadores.
Buscando agilizar a liberação das autorizações, o Economus orienta aos prestadores para que enviem o pedido médico ao Instituto o mais breve possível e que assegurem que ele venha com os requisitos necessários para a análise de forma rápida e segura.
Nos exames, é importante que o pedido médico contenha a indicação clínica, data, carimbo e assinatura do médico responsável. Já para casos de cirurgias, além do pedido médico, o relatório e os laudos de exames são fundamentais para o processo de autorização.
É importante ressaltar que procedimentos mais simples, como consultas e exames de baixa complexidade, podem ser liberados de forma automática pelo Economus, antecipando o prazo legal da ANS e assegurando o padrão de qualidade no atendimento.
O acompanhamento das solicitações de autorização pode ser feito por meio do aplicativo do Economus para celular e da área de autoatendimento do Economus.
Caso necessite de contato com o Economus, conte sempre com os canais de atendimento do Instituto: o 0800 149 8000, exclusivo para assuntos da saúde, está disponível 24h por dia. Outra opção é por meio do Fale Conosco Saúde.