Entre os meses de janeiro e fevereiro, tivemos a realização da Pesquisa Anual de Satisfação com Beneficiários dos Planos de Saúde 2025 (ano-base 2024). Conduzida pela empresa independente Colectta, a pesquisa demonstrou que os planos do Economus têm 80,4% de avaliação positiva.
O estudo, que possui nível de confiança de 95%, utilizou o método de amostragem simples, com beneficiários, maiores de 18 anos, escolhidos aleatoriamente entre as diferentes regiões de atendimento.
Três vertentes foram analisadas na pesquisa:
- Atenção à saúde – se o beneficiário da operadora conseguiu obter os cuidados necessários (consultas, exames ou tratamentos) por meio do plano e como foi esse atendimento na rede credenciada;
- Canais de atendimento da operadora;
- Avaliação geral do plano de saúde.
A pesquisa integra o Programa de Qualificação de Operadoras (PQO), da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que tem o objetivo de avaliar o desempenho dessas operadoras a cada ano, e permite, ainda, que os beneficiários opinem sobre a qualidade dos serviços prestados. Com isso, é possível obter análise de cenário e de possíveis melhorias.
Veja abaixo os principais resultados:
1- Nos últimos 12 meses, como o (a) Sr. (a) avalia toda a atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimentos em Hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)?
2- Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) acessou seu plano de saúde (exemplos de acesso: SAC – serviço de apoio ao cliente, presencial, aplicativo de celular, sítio institucional da operadora na internet ou por meio eletrônico) como o (a) Sr.(a) avalia seu atendimento, considerando o acesso às informações de que precisava?
3- Como o (a) Sr. (a) avalia seu plano de saúde?
Os resultados da pesquisa demonstram evolução em relação ao ano anterior e reforçam o compromisso do Economus em promover assistência médica com qualidade e segurança na prestação de serviços.
Veja o estudo na íntegra clicando aqui.
Disponibilizamos também os seguintes documentos referentes à aplicação da “Pesquisa de Satisfação de Beneficiários dos Planos de Saúde”:
– Relatório de auditoria independente: acesse aqui.
– Parecer de auditoria independente: acesse aqui.