A estrutura de Governança do Economus é composta por: Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva.

O Conselho Deliberativo é o órgão de decisão e orientação superior do Economus, cabendo-lhe fixar, dentro dos objetivos sociais, sua política de funcionamento e estabelecer diretrizes e normas gerais para organização e administração, bem como para os planos de benefícios.

O Conselho Fiscal é o órgão de controle interno do Economus, responsável por zelar pela gestão econômico-financeira e o cumprimento das regras de governança.

A Diretoria Executiva é o órgão de administração geral, responsável por executar todos os atos necessários ao bom funcionamento, de acordo com as disposições da Lei, do Estatuto e das definições, diretrizes e normas estabelecidas pelo Conselho Deliberativo.

Diretoria Executiva

Graduado em Ciências Econômicas (UFRN), Fred, como prefere ser chamado, possui ampla experiência profissional, com 37 anos de atuação no conglomerado Banco do Brasil. Antes de assumir o Economus, Fred vinha atuando desde 2017 como Diretor da Brasilcap, empresa do segmento de capitalização do conglomerado BB Seguros, que também controla a Brasilprev, do segmento de Previdência, BrasilSeg, do segmento de Seguros, entre outros negócios.

Entre os anos de 2010 e 2018, Fred atuou como Conselheiro da Cassi BB, sendo de 2010 a 2014 no Conselho Fiscal e de 2014 a 2018 no Conselho Deliberativo, além de ter sido Coordenador do Comitê de Auditoria daquela Entidade. Também teve a oportunidade, durante 7 anos, de ser o Presidente do Conselho Fiscal da Orizon, empresa que atua com automação e inteligência de processos no segmento de Saúde. Este período na Cassi e Orizon possibilitou ao executivo adquirir conhecimento acerca do mercado de assistência à Saúde.

Fred também acumula experiência em entidades representativas, tendo estado como Diretor Setorial da Febraban por quase 10 anos e como vice-presidente da Federação Nacional de Capitalização-FENACAP nos últimos 7 anos.

Presidente

Maurício Aparecido Lopes já havia feito parte do quadro de empregados do Economus, atuando como Gerente Executivo da área de Gerência de Pessoas, Risco e Controladoria, no ano de 2017, e é participante do Instituto. Tem formação em Processamento de Dados (Faculdade de Tecnologia de Birigui); pós-graduado em Análise e Projeto de Sistemas (UNIP) e possui MBA em Controller (FIPECAFI/USP) e a certificação CPA 20 Anbima. Além disso, realizou cursos de Gestão Estratégica de Negócios e de Controladoria, ambos pela FGV.

Foi funcionário do Banco Nossa Caixa S/A, entre 1990 e 2009, ocupando cargos de Analista, Supervisor, Coordenador, Gerente de Divisão e Gerente de Departamento, atuando entre outras frentes, com Controladoria e Planejamento Empresarial. Desde 2009, no Banco do Brasil, ocupou os cargos de Gerente de Divisão e Gerente Executivo, atuando, inclusive, no projeto de integração entre BB e BNC, bem como com Planejamento, Gestão e Orçamento.

Diretor de Saúde e Relacionamento

César é graduado em Ciências Atuariais pela PUC/SP e possui MBA Executivo em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

No Banco do Brasil, foi Gerente de Divisão, atuando na Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas – Diref. Também foi Gerente Executivo de Apoio Corporativo na Cassi.

Exerceu a função de Conselheiro Consultivo do Plano Previ Futuro e de Conselheiro Fiscal na Cassi e no Economus.

Diretor de Administração

Flávio possui graduação em matemática pela Universidade de Brasília – UnB e MBA em Finanças e Ciências Contábeis, ambos pela USP – Fipecafi.

O executivo possui vasta experiência no setor financeiro, com uma carreira de mais de 30 anos no BB.

Ele exerceu cargos importantes em sua trajetória, como Gerente de Soluções nas Diretorias de Finanças, de Governo e de Controladoria e de Gerente Executivo na Diretoria de Controladoria. Também exerceu a função de Conselheiro Fiscal na CASSI.

Diretor de Finanças e Previdência

Conselho Deliberativo

Titular

Rafael Machado Giovanella é funcionário do Banco do Brasil desde março de 2000 e já exerceu cargos importantes em sua trajetória. Ele é presidente do Conselho Fiscal da BB Administradora de Cartões de Crédito; Conselheiro Fiscal da BBTS – BB Tecnologia e Serviços; Diretor Setorial da Comissão Executiva de Segurança Cibernética da Febraban – Federação Brasileira de Bancos e Diretor Adjunto da Comissão Executiva de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Em sua formação, possui Curso Superior em Informática Empresarial pela Universidade Estadual de Ponta Grossa; Especialização em Planejamento e Gerenciamento Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/PR; Graduação em Tecnologia em Gestão Financeira pela Universidade Católica de Brasília – UCB/DF e MBA em Gestão de Riscos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ.

Suplente

Vago

Titular

João Vagnes de Moura Silva é formado em engenharia elétrica, possui MBA em Finanças Avançadas e Mestrado em Economia.

Iniciou sua carreira no Banco do Brasil em 1993. Foi gerente executivo da Diretoria de Finanças do Banco do Brasil, Diretor Financeiro da BB Previdência, Gerente Executivo da Diretoria de Crédito do Banco do Brasil, Diretor Executivo  BB DTVM, Presidente BBTS, além de membro do Conselho Deliberativo da Cassi e do Conselho Consultivo da Previ. Desde janeiro de 2021 é Diretor Estatutário do Banco do Brasil.

No Economus, foi Diretor Financeiro em 2016.

 

Suplente

Marcelo da Silva Netto

Titular

Américo Antonio Cosentino é graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Administração de Empresas Núcleo Finanças, pela FECAP.

Trabalhou no BNC, de 1977 a 2010, como: Auxiliar Administrativo, Pesquisador de Cadastro, Analista de Balanço, Analista de Crédito, Chefe de Seção e, a partir de 1986, como Gerente de Divisão e Secretário Executivo do Comitê de Crédito. Sempre trabalhou na área administrativa financeira e em departamentos subordinados à Vice-Presidência Financeira, e às Diretorias Financeira, de Crédito e Finanças do banco.

Fez inúmeros cursos de extensão continuada à sua formação e responsabilidades, na Febraban, na FGV-SP, na Serasa, dentre outros, além dos valorosos programas de treinamento RH-BNC. No final dos anos 90, fez o curso para Conselheiro em Fundo de Pensão, patrocinado pelo Economus, pois na ocasião, era membro Suplente no Conselho Fiscal.

Suplente

Rodrigo Franco Leite

Titular

Luiz Fernando Ferreira Martins é bacharel em Administração de Empresas, com MBA Executivo em Gestão Avançada de Negócios pela UFMT. Possui ainda cursos de extensão, Formação Avançada de Gestores de Negócios pela UFRSG, Governança Corporativa pela Fipecafi/USP, Formação Geral de Desenvolvimento de Executivos em Administração, em nível de pós-graduação Latu Sensu e Certificado do Programa CEO da FGV.

Funcionário do Banco do Brasil há 37 anos, é Gerente Geral da Unidade Segurança Institucional. Foi gerente executivo da área de segurança entre 2006 e 2020. Exerceu cargos de direção nos segmentos de varejo e atacado. É titular na Comissão Executiva de Segurança Bancária da FEBRABAN e membro do Conselho Fiscal da empresa BBTur em liquidação.

Suplente

Vago

Titular
Suplente

Elias Mounir Maalouf

Titular

Adriana Maria Ferreira é graduada em administração de empresas. Possui especialização em gestão financeira e pós-graduação em estratégia e liderança.

Ingressou no Banco Nossa Caixa em 2001 e atua no Banco do Brasil até hoje. Passou por diversas agências e atuou como assistente de negócios pessoa física e jurídica, gerente de relacionamento pessoa física e jurídica, substituição de gerência geral. Possui experiência em previdência complementar, previdência social e saúde complementar.

Suplente

Mário Henrique Valente

Conselho Fiscal

Titular

Max Freddy Frauendorf é graduado em Administração de Empresas com especialização em Bancos e Finanças, e pós-graduado em Economia do Setor Financeiro – MBA – FEA/USP. Exerceu atividades nos departamentos de Gestão Estratégica de Riscos, Controladoria, Política e Gestão de Crédito e Administração de Recursos de Terceiros no Banco Nossa Caixa S.A, sucedido pelo Banco do Brasil.S.A.

Experiência na atuação nos Conselhos Deliberativo e Fiscal de entidades de previdência complementar (Economus e SP-Prevcom). Ministrou curso em Formação Avançada em Finanças na ANBIMA, e em curso de pós-graduação de Segurança da Informação, na Universidade Cidade de São Paulo. Foi membro da Comissão de Riscos na FEBRABAN. Atualmente é Diretor Financeiro-Administrativo e de RI da Companhia Paulista de Securitização.

Suplente

Silvana Polidoro Cyrilo Munhoz

Titular

Álvaro Rojo Santamaria Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela ESALQ-USP e em Direito pela Faculdade Católica de Santos. Possui MBA em Gestão Financeira e Risco, pela FIPECAFI-USP e Agronegócios pela ESAQ-USP.

Foi funcionário do Banco Nossa Caixa S/A, entre 1987 e 2009, ocupando cargos de Gerente de Divisão e Gerente de Departamento. Desde 2009 no Banco do Brasil, atuou no projeto de integração entre BB e BNC, ocupando, atualmente, o cargo de Gerente Executivo na Diretoria de Agronegócios.

Suplente

Vago

Titular

Edson Soares de Siqueira possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Cidade de São Paulo (antiga Faculdade da Zona Leste de São Paulo).

Durante o período de 1989 a 2009, foi funcionário do Banco Nossa Caixa S/A no Departamento de Contabilidade (DECON), exercendo o cargo de chefe de seção, coordenador e gerente de divisão na Divisão de Execução e Controle Contábil (DICON 2), além de exercer a função de contador da Nossa Caixa Capitalização, subsidiária do Banco Nossa Caixa S/A.

Após a incorporação do Banco Nossa Caixa S/A pelo Banco do Brasil S.A. em 2009, exerceu o cargo de assessor empresarial na Diretoria de Tecnologia (DITEC), aposentando em dezembro/2016.

Suplente

Lucas Passos de Lima

Titular

É funcionária egressa do Banco Nossa Caixa, tendo iniciado sua carreira na agência Pontal/SP, em maio de 2006. Trabalhou também na agência Tiradentes, em São Paulo, e posteriormente na área de
negócios internacionais.

Desde dezembro de 2009, quando da aquisição do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil, passou a atuar na área de Relações com Investidores do BB, exercendo funções técnicas e gerenciais nas áreas de comunicação e relacionamento com o mercado, informações corporativas e compliance.

Em dezembro de 2021, foi designada para ocupar o cargo de Gerente Geral de Relações com Investidores. Tem MBA em Finanças pelo IBMEC, mestrado e graduação em Relações Internacionais pela Unicamp e Unesp, respectivamente.

Suplente

Rodrigo Augusto Quintiliano da Silva