Ao longo dos últimos meses, após o auge da crise no mercado financeiro, que ocorreu em março/2020, observou-se redução da aversão ao risco motivada por estímulos monetários e fiscais realizados em vários países. Apesar da melhora no ambiente financeiro decorrente dessas ações, o mercado vem reagindo às novas informações, ora positivas, advindas da recuperação dos indicadores das principais economias, e ora negativas, com preocupação em relação aos impactos da Covid-19 na economia mundial. No âmbito nacional, o risco continua elevado devido ao ambiente político e às discussões sobre as reformas administrativa e fiscal. Por isso, volatilidade é característica marcante do comportamento do mercado no momento.
As Políticas de Investimentos do Economus não foram alteradas e a alocação dos ativos continua orientada pelo horizonte de longo prazo, característica da poupança previdenciária.
Resultados
O plano Regulamento Geral (Grupo C) apresenta, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, ou seja, até julho/2020, rentabilidade de 4,96%, frente a meta atuarial de 4,00%. Os planos Regulamento Complementar 1 (Grupo B) e 2 (Grupo A) registraram, no mesmo período, rentabilidade de 3,37% e 3,39%, respectivamente, e suas metas acumularam 3,42% no período. O plano PrevMais, que vem recuperando-se gradativamente do impacto negativo do aumento dos spreads de risco de crédito e redução da taxa SELIC, apresentou desempenho de 1,22% até julho/2020, tendo 1,95% como referencial de rentabilidade.