Em situações de emergência médica não perca tempo, procure um pronto atendimento mais próximo de você. Nos casos em que o paciente não tenha condições clínicas para se locomover até um hospital credenciado, é necessário que a ajuda seja solicitada diretamente aos serviços de atendimento pré-hospitalar (pelo número192). Isso garante a chegada rápida do socorro médico e a disponibilização de ambulância para o resgate.

Veja abaixo o procedimento padrão nessa situação:

Etapa 1 – Ligar para o serviço de atendimento pré-hospitalar (número 192)

– Ligue para o número 192, e solicite ajuda passando as informações necessárias ao atendente;

– O serviço de atendimento pré-hospitalar acionará o socorro médico e, em caso de necessidade de remoção, a ambulância e levará o paciente ao hospital mais próximo;

Etapa 2 – Contatar o Economus

– Após a etapa 1, qualquer pessoa que esteja acompanhando o paciente ou o próprio hospital podem entrar em contato com o Economus pelo número 0800-149-8000;

– O Economus irá consultar a rede de hospitais credenciados do plano de saúde para checar a disponibilidade de vagas e indicará as opções para transferência do paciente. Nesta fase é importante observar que será necessário um relatório médico, informando as condições clínicas do paciente, para que a transferência seja realizada;

– O Economus providenciará a transferência do beneficiário para o hospital selecionado e ele continuará recebendo toda a assistência médica necessária.

O programa de atendimento domiciliar, mais conhecido como Home Care, envolve o trabalho de uma série de profissionais de saúde e cuidados com o paciente em seu lar.

Apesar desse acompanhamento ser em ambiente domiciliar, também é necessário saber quais medidas adotar em situações de emergência, como por exemplo, uma piora repentina na condição clínica do paciente.

Nesses casos, também é necessário que os familiares, ou cuidadores que acompanham os nossos beneficiários em atendimento domiciliar, acionem o serviço de atendimento pré-hospitalar (número 192) e contatem o prestador de Home Care.

Procedimento Padrão

Etapa 1 – Ligar para o serviço de atendimento pré-hospitalar (número 192)

– Ligue para o número 192, e solicite ajuda passando as informações necessárias ao atendente;

– O serviço de atendimento pré-hospitalar acionará o socorro médico e, em caso de necessidade de remoção, a ambulância e levará o paciente ao hospital mais próximo;

Etapa 2 – Contatar o Economus

– Após a etapa 1, qualquer pessoa que esteja acompanhando o paciente ou o próprio hospital podem entrar em contato com o Economus pelo número 0800-149-8000;

– O Economus irá consultar a rede de hospitais credenciados do plano de saúde para checar a disponibilidade de vagas e indicará as opções para transferência do paciente. Nesta fase é importante observar que será necessário um relatório médico, informando as condições clínicas do paciente, para que a transferência seja realizada;

– O Economus providenciará a transferência do beneficiário para o hospital selecionado e ele continuará recebendo toda a assistência médica necessária.

Atendimento domiciliar (Home Care)

O programa de atendimento domiciliar, mais conhecido como Home Care, envolve o trabalho de uma série de profissionais de saúde e cuidados com o paciente em seu lar.

Apesar desse acompanhamento ser em ambiente domiciliar, também é necessário saber quais medidas adotar em situações de emergência, como por exemplo, uma piora repentina na condição clínica do paciente.

Nesses casos, também é necessário que os familiares, ou cuidadores que acompanham os nossos beneficiários em atendimento domiciliar, acionem o serviço de atendimento pré-hospitalar (número 192) e contatem o prestador de Home Care.