Conforme publicado recentemente, o Economus respeita com rigor os prazos limites estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde – ANS para que as operadoras de planos de saúde deem retorno sobre os pedidos de autorização para procedimentos. Adicionalmente, estabelecemos rotinas internas que asseguram o atendimento às demandas em prazos inferiores aos limites definidos pela ANS, com destaque para as consultas e os exames de baixa complexidade que são autorizados via sistema automatizado e liberados de imediato.
No entanto, no caso de procedimentos e exames de média e alta complexidade a liberação não pode ser automática, pois é necessário que o pedido passe por uma regulação médica para assegurar a consistência da solicitação. Esse é um mecanismo criado pela ANS, que traz segurança aos beneficiários e aos planos de saúde. Assim, é normal que tais pedidos levem um tempo para serem autorizados, logicamente, sempre respeitando os prazos limites estabelecidos.
Orientamos que os beneficiários consultem os prestadores credenciados e se planejem para solicitar as autorizações e fazer os agendamentos, observando o prazo estabelecido para cada tipo de procedimento médico. Antes de comparecer ao local agendado, confirme com o prestador se houve a autorização da Operadora e se está tudo certo para a realização do seu procedimento.
Lembre-se que o status dos pedidos de autorização podem ser acompanhados por meio do APP ou do Portal Economus e, também, são encaminhados avisos sobre o andamento dos pedidos por e-mail. Por isso, mantenha sempre seu cadastro atualizado para receber o status dos seus pedidos.
Conte com os canais de relacionamento de Saúde do Economus para mais esclarecimentos pelo Fale Conosco e pelo telefone 0800-149-8000.