Anualmente, no mês de setembro, a mensalidade do Plano Economus Família, enquadrado na modalidade de pré-pagamento, é reajustada, conforme previsto na legislação vigente. No entanto, em caráter excepcional, em virtude do cenário de pandemia do coronavírus, a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS publicou no Diário Oficial da União, em 02/09/2020, o Comunicado nº 85, suspendendo a aplicação dos reajustes anual e por faixa etária dos planos de saúde, pelo período de 120 dias, isto é, até dezembro/2020.
Assim, atendendo à determinação do órgão, o Economus manterá, para o plano Economus Família, a tabela de mensalidades vigente, em vigor desde setembro/2019, até janeiro/2021, quando será aplicado o devido reajuste, sem a incidência de cobrança retroativa.
Importante esclarecer que as determinações da ANS não incluem valores já arrecadados e, por isso, não haverá devolução de valores cobrados por mudança de faixa etária nos meses anteriores a setembro/2020.
Mensalidade de setembro/2020
As mensalidades referentes à competência de setembro/2020 já foram emitidas e enviadas, e portanto, não poderão ser canceladas. Desta forma, para os boletos que já haviam sido emitidos com valor reajustado, haverá dedução da diferença na fatura de outubro/2020.
Valor do reajuste
Por conta desta decisão da ANS, de suspender os reajustes, será necessário rever os cálculos das novas mensalidades do plano Economus Família e os percentuais serão divulgados oportunamente, quando tivermos uma definição.
Importante: esta medida não é válida para os planos Feas, enquadrados na categoria de pós-pagamento.