Hoje vamos falar um pouco sobre a cobrança de coparticipação, presente na maioria dos planos de saúde, incluindo os de autogestão, como os administrados pelo Economus.

A coparticipação corresponde a um valor cobrado somente quando o beneficiário utiliza serviços do plano. Ela é um mecanismo de regulação assistencial, que permite o gerenciamento da demanda por serviços, refletindo, muitas vezes, na redução das mensalidades e de outros custos.

Em todo plano de saúde, é muito importante que as pessoas utilizem a assistência médica tendo em mente o princípio de responsabilidade compartilhada. Quanto maior a busca por consultas, tratamentos e exames sem necessidade, mais caros ficam os planos, pelos custos envolvidos com os profissionais e instituições responsáveis por esse atendimento.

O papel das operadoras de planos de saúde é garantir que as suas contraprestações sejam revertidas no acesso do beneficiário ao atendimento que precisa, de acordo com os serviços contratados. Mas há uma parte muito importante nisso que cabe a você!