Da esq. Para a dir.: Fred Queiroz Filho, Maurício A. Lopes, Mário Jorge Vital (presidente da UNIDAS), Amanda Sobral, Job da Silva Júnior e Silmara Teles.
O Economus participou do 28º Congresso Internacional UNIDAS, o maior evento de autogestões em saúde do país, realizado entre os dias 05 e 07 de novembro. O Instituto foi representado por Fred Queiroz Filho (presidente), Maurício Lopes (Diretor de Saúde e Relacionamento), pelos gerentes Job da Silva Junior e Silmara Marina Teles e pela coordenadora Amanda Souza Sobral.
O congresso teve como tema principal “Longevidade e a Preparação para a Saúde do Futuro”. O objetivo foi discutir como a colaboração e a integração entre os diversos atores do ecossistema de saúde podem impulsionar a longevidade e fortalecer o propósito das operadoras de autogestão em saúde, preparando-as para a era da Saúde do Futuro.
Maurício teve papel de destaque ao mediar o painel “Dispositivos, Internet das Coisas e o uso da IA para o Cuidado do Idoso”. Nele, foi abordado como a longevidade exige um novo olhar sobre o cuidado, com uso estratégico de dados, automação e inteligência artificial para promover autonomia, eficiência e escala.
De acordo com Maurício, que também é Diretor de Integração da UNIDAS, o painel mostrou que a tecnologia pode ser aliada dos cuidados em saúde. “Senti que os participantes saíram impactados em ver como a Inteligência Artificial pode ser usada no cuidado do idoso, auxiliando em sua qualidade de vida”, afirmou Mauricio.
A participação no congresso reforça o compromisso do Economus com as melhores práticas e inovações em saúde do mercado.
Sobre a UNIDAS
A União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde – UNIDAS é uma entidade associativa sem fins lucrativos, representante das operadoras de autogestão do Brasil.
Atualmente, a UNIDAS congrega cerca de 4 milhões de vidas e mais de 110 filiadas, que correspondem a quase 10% do total de vidas do setor de saúde suplementar.







